Bem vindos, visitantes do Universo Henrique, o Universo Henrique é um blog que fala sobre uma variedade de coisas, aqui você pode encontrar experiências, dicas de séries de TV, postagens sobre a série de livros 'Poderes Modernos', que eu mesmo escrevi, além de também poder participar do blog comentando e votando na enquete, ver curiosidades, paisagens, imagens de animais, Gormitis, sobre a EMUH (Equipe de Mascotes do Universo Henrique), Músicas e muito mais! Obrigado! E espero que gostem do blog!







sábado, 7 de setembro de 2013

Os Deuses Gregos: Senhores do Olimpo

De acordo com os gregos antigos, o mundo era governado por inúmeros deuses, cada um com suas características e responsável por algo no mundo. Os mais poderosos eram os Deuses do Olimpo, um grupo de 12 divindades que habitava o Monte Olimpo, uma montanha grega que, de acordo com a mitologia, ia até os céus. Veja abaixo a descrição de cada um desses 12 deuses:
 
 
Zeus- O rei dos deuses, senhor supremo do universo e divindade dos relâmpagos e trovões. Era filho de Cronos, deus do tempo, o qual tentou impedir que fosse destronado por um de seus filhos devorando-os. Cronos engoliu Poseidon, Hera, Hades, Deméter e Héstia. No entanto seu sexto filho, Zeus, foi escondido por sua esposa, Reia, na ilha de Creta. Ao invés de entregar o pequeno deus a Cronos, Reia pegou uma pedra, a enrolou em panos e a entregou a Cronos, que acreditou estar engolindo Zeus. O futuro rei dos céus foi cuidado por ninfas e, quando cresceu, enganou Cronos, lhe fazendo tomar uma bebida que o fez vomitar os seis irmão de Zeus. Cronos foi vencido e destronado, sendo substituído por seu caçula, o qual reinou gloriosamente.
  
 
 
 
Poseidon- Quando Cronos foi derrotado, seus três filhos realizaram um sorteio para distribuir o céu, o mar e o mundo dos mortos entre eles. Enquanto Zeus recebeu os céus, se tornando o rei dos deuses; Hades ficou com o submundo e Poseidon com o mar. O novo rei das águas se casou com Anfitrite, com quem teve diversos filhos, como as ninfas do mar (nereidas), o cavalo alado Pégaso e diversos outros. Quase sempre é representado com um tridente, o qual era capaz de causar maremotos e tsunamis. Poseidon era um deus extremamente venerado, visto que os gregos eram ótimos navegadores e sua economia dependia muito do comércio com países além-mar.








 


Hera- Zeus já teve diversas amantes, porém sempre admirou em especial uma deusa: sua irmã Hera. Certo dia, ele resolveu pedi-la em casamento, pedido que Hera logo aceitou. A esposa de Zeus era venerada como deusa do casamento, da família e do parto, além de ser a rainha dos deuses. Porém Hera sempre teve muito ciúmes do marido, o qual continuou tendo vários casos, mesmo depois de casado. Sempre que encontrava uma amante de seu marido, ela a castigava, podendo até causar a sua morte. A deusa do casamento era relacionada com o pavão, ave cuja bela cauda foi criada pela própria Hera, que colocou os olhos de Argos nela. A deusa sempre teve uma grande rivalidade com Afrodite, cuja beleza lhe causava inveja. Sempre que aparecia para os mortais, ela cobria todo seu corpo, deixando apenas os olhos à mostra.
  
 
 
 
Atena- Antes de se casar com Hera, Zeus tinha como mulher a deusa Métis, da astúcia. Porém Zeus ficou sabendo de uma profecia que dizia que, se ele tivesse um filho do sexo masculino com Métis, este o destronaria. O rei dos deuses entrou em pânico quando sua esposa disse que estava grávida. Para evitar que seu filho nascesse, Zeus engoliu Métis, a qual passou a fazer parte da consciência do deus. O filho dos dois passou a se desenvolver dentro do corpo do pai. Certa vez, Zeus acordou com uma dor de cabeça infernal. Não aguentando mais o dar, pediu que seu filho, Hefesto, partisse sua cabeça ao meio com um machado, no objetivo de aliviar a dor. Quando o corte foi realizado, saiu da cabeça do rei dos deuses uma linda jovem com um elmo, uma lança e um escudo. Era Atena, a mais nova filha de Zeus e filha da Sabedoria. A deusa herdou o conhecimento da mãe e sempre foi a filha favorita do deus dos deuses. Ela já disputou com Poseidon o domínio de uma cidade grega: cada um daria um presente aos habitantes da cidade e o que desse o melhor presente seria o novo protetor da cidade. Enquanto Poseidon deu uma fonte. Atena deu uma oliveira. Impressionados com os frutos da árvore, os habitante escolheram Atena como a padroeira da cidade, que recebeu o nome de Atenas. Lá foi construído um de seus templos, o Partenon, que é uma das mais famosas construções gregas.




Apolo- Era o deus da música e das artes, relacionado muitas vezes ao sol e confundido frequentemente com o deus solar Hélios. Matou a terrível Píton, uma serpente que aterrorizava a região de Delfos. Ele lá ergueu o maior oráculo de toda Grécia, um local onde as pessoas iam para fazer perguntas ao deus. Ele dava suas respostas a uma sacerdotisa, que as transmitia àqueles que lhe fizeram a pergunta. As profecias transmitidas geralmente eram de difícil compreensão, portanto os outros sacerdotes ficavam atentos a elas e as interpretavam. O instrumento tocado por Apolo era a lira, que fora criada por seu irmão, Hermes.











Artemis- Irmã gêmea de Apolo e filha de Leto, deusa do anoitecer; era a divindade da caça e estava relacionada à lua. Sua mãe foi perseguida por Hera, a qual mandou a serpente Píton para matá-la. Como Leto sofreu muito para dar à luz ela e seu irmão, Artemis jurou jamais se casar ou ter filhos. Muitos se apaixonaram por sua beleza, porém a deusa caçadora sempre manteve sua palavra. A deusa era quase sempre representada com um arco, sua arma favorita. Andava quase sempre acompanhada por ninfas e por seus fiéis cães de caça. Foi construído em Éfeso, na Turquia, um belíssimo templo em homenagem à Ártemis, o qual era uma das sete maravilhas do mundo antigo.












 
Afrodite- A deusa da beleza e do amor. Apesar da aparência jovem, ela é a mais velha dos 12 deuses: é irmã de Cronos e tia de Zeus. Quando Urano, o céu, se uniu a Gaia, a terra, nasceram 12 deuses chamados titãs. Entre eles estavam Cronos e Reia. Urano, porém, queria impedir o nascimento deles e, por isso, ficava sempre deitado sobre sua mulher. Gaia pediu aos titãs que um deles pegasse uma foice e atacasse Urano, para que eles nascessem. Todos tiveram medo, menos Cronos, o qual pegou a foice que lhe foi dada por sua mãe e cortou as genitálias de Urano. Com muita dor, o deus do céu se afastou da terra e foi para os confins do universo, onde está até hoje. Cronos pegou os testículos do pai, que havia cortado, e os atirou ao mar. Eles se dissolveram e formaram uma espuma, da qual nasceu Afrodite. Inclusive, o nome da deusa significa "nascida da espuma do mar".
 
 
 
 
Ares- O mais sanguinários do deuses, Ares era a divindade da guerra e da carnificina. Era relacionado a abutres, aves que devoravam os cadáveres das batalhas. Quando ia às lutas, o deus era sempre acompanhado de Éris, a deusa da discórdia, além de seus filhos com Afrodite: Fobos (medo) e Deimos (terror). Ares era venerado especialmente na mais bélica cidade grega: Esparta. Os espartanos eram preparados desde pequenos para os campos de batalha: caso alguma criança  nascesse fraca ou com uma deficiência física, ela era morta ou abandonada.  Era filho de Zeus e Hera e tinha como maior inimiga a deusa Atena. Enquanto Ares era um guerreiro inconsequente e agressivo, Atena era justa e uma hábil estrategista militar. Os espartanos eram inimigos jurados dos moradores da cidade de Atenas, protegidos pela deusa da sabedoria.
 
 
 
 
Hefesto- Senhor do fogo e divindade da metalurgia, ele era o ferreiro dos deuses e foi o responsável pela criação de diversos artefatos como o tridente de Poseidon, as sandálias aladas de Hermes, o arco e as flechas de Artemis, a carruagem de Hélios e o trono de Zeus. Ele era filho de Zeus e Hera,  mas, como nasceu coxo, ele foi atirado do monte olimpo por sua mãe. Depois de nove dias caindo, ele chegou até o oceano, onde as ninfas marinhas cuidaram dele. Ele descobriu que possuia um dom com a forja, o qual resolveu utilizar para se vingar de sua mãe. Ele construiu um trono feito de ouro e o enviou até o Monte Olimpo, endereçado para Hera. A deusa, ao sentar-se no trono, caiu na armadilha de seu filho e ficou presa. Hefesto disse que só a libertaria se fosse aceito novamente no Olimpo, proposta que foi aceita por sua mãe. Ao retornar, ele foi presenteado por seu pai com o casamento com a mais bela das deusas, Afrodite, a quem deu vários presentes, como um belíssimo cinto de ouro encrustado com pedras preciosas.
 
 
 
 
Deméter- A deusa da agricultura, era relacionada à natureza e à terra. Era a mãe de deuses como Perséfone, a rainha dos mortos; Pluto, deus da riqueza, e Árion, o cavalo mais rápido de todos, que possuia o dom da fala e da profecia. Deméter teve com seu irmão Poseidon a deusa Despina, que foi abandonada logo após o nascimento enquanto a mãe procurava por Perséfone. Despina foi encontrada pelo deus Anitos, que escolheu o seu nome. Despina era a deusa das geadas e sempre teve muita raiva dos pais pelo seu abandono, sentimento que demonstrava congelando plantações e lagos. Deméter possuia a Cornucópia, um chifre oco que servia como fonte infinita de frutos. Por ser a deusa da agricultura, Deméter é muitas vezes representada segurando uma foice e espigas de trigo.
 
 
 
 
Hermes- Era o mensageiro dos deuses e deus dos ladrões. Voa extremamente rápido com suas sandália voadoras, presente de Hefesto. Ele era filho de Zeus e Maia, deusa que era relacionada à energia vital e, como Deméter,  à fertilidade. Maia foi a única amante de Zeus que recebeu a simpatia de Hera. Hermes era muito inteligente desde pequeno: quando ainda era bebê, ele fugiu de seu berço e roubou as vacas de seu irmão, Apolo. O deus das artes ficou furioso com o furto e foi acertar as contas com seu irmão. Ao encontrá-lo, viu que o bebê estava tocando um instrumento feito com tripas amarradas como cordas num casco de tartaruga. Aquela era a mais nova invenção de Hermes: a lira. Apolo disse que perdoaria o irmão e o deixaria ficar com suas vacas se ele lhe desse o instrumento. A criança aceitou a proposta e entregou o instrumento ao irmão, que passou a tocá-lo frequentemente. Devido à sua astúcia e habilidade, Hermes foi aceito entre os 12 deuses do olimpo e se tornou muito admirado.
 
 
 
 
Dioniso- Era o deus do vinho e das festas. Filho de Zeus com a mortal Sêmele, Dioniso e sua mãe sofreram muito com Hera. Enquanto Sêmele estava grávida, Zeus disse que ela poderia pedir o que quisesse. Hera enganou a humana, lhe dizendo para pedir que Zeus aparecesse a ela em sua forma verdadeira. Sêmele caiu direitinho e, sem poder negar, Zeus obedeceu. Ao ver Zeus em sua real forma, ela foi fulminada, pois os humanos não resistem à luz divina. Zeus pegou Dioniso, prematuro, e o costurou em sua coxa, para que terminasse seu desenvolvimento. Assim que nasceu, para que escapasse da perseguição de Hera, Zeus o mandou para diversos lugares em diversas formas, até que ele foi transformado em cabrito e confiado a ninfas e um sátiro. Ele cresceu sendo cuidado por eles, até que conheceu a videira. Dioniso descobriu que era possível criar uma deliciosa bebida com o fruto dessa árvore e resolvei viajar pelo mundo, ensinando a humanidade a preparar o vinho. Numa de suas viagens, ele encontrou piratas que o assaltaram. Para se defender, ele os transformou em botos. Ao verem aquilo, os deuses se impressionaram com o seu poder e o aceitaram entre os 12 grandes deuses.
 
 
 
 
Acima estão os 12 deuses do olimpo. Porém ainda há dois que, apesar de não serem considerados olímpicos clássicos, merecem uma atenção especial:
 
 
 
Hades- Rei do submundo e senhor de todos os mortos, era um dos deuses mais temidos e poderosos. Possuia um elmo que, quando ele o usava, se tornava invisível. Hades governava o inferno, o mundo dos mortos, que era dividido em três partes: os Campos Elísios, local de belos bosques e campos, uma espécie de paraíso para onde iam heróis e pessoas famosas; os Campos das Lágrimas, para onde iam a maior parte das pessoas comuns, que não haviam tido uma vida grandiosa; e o Tártaro, a parte mais profunda do inferno, local de dor e de tortura, era para onde iam os que ofendiam os deuses. No limite do reino dos mortos ficava o Rio Aqueronte. Quando alguém morria, a família colocava uma moeda debaixo da língua do cadáver. Assim que a alma chegava ao inferno, ela devia pagar a moeda ao barqueiro Caronte, para que ele a conduzisse ao outro lado do rio. Hades só não considerado um dos deuses olímpicos porque não habita o Monte Olimpo, apesar dele ser um dos 12 segundo algumas fontes.
 
 
 
 
Héstia- Deusa do lar e da vida doméstica. Ela cuidava, antigamente, do fogo divino dos deuses e era uma deusa olímpica. Porém, quando Dioniso se tornou um deus do olimpo, o número dos grandes deuses se tornou 13 e quebrou a harmonia do número 12. Para evitar o novo número, Héstia decidiu ceder seu posto de deusa olímpica. Porém o fato de abdicar o posto não diminuiu sua adoração. Ela é relacionada ao fogo da lareira, símbolo de conforto e comodidade. Ao invés de possuir grandiosos templos, Héstia tem sua adoração em pequenos santuários caseiros, onde as famílias fazem oferendas e pedem a proteção do lar. Nos sacrifícios aos deuses, a primeira oferta era dedicada à deusa do lar. Héstia, assim como Artemis e Atena, jurou virgindade, embora deuses como Poseidon e Apolo fossem apaixonados por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário